Logo com Representatividade sem fundo (1
Formação em serviço.png
Cópia de capas das abas.png

PRIMEIRO ENCONTRO-ABRIL DE 2021

Um pouco do que vivenciamos 

2.png

Tema: Acolhimento e Escuta

Já que no encontro virtual não dá para sentir o calor humano que a gente gosta, resolvemos levar a natureza para a casa de cada cursista da formação...

...Em seguida quando a turma estava completa propusemos um auto-acolhimento cheio de carinho e aconchego com uma boa música popular brasileira...

...E para finalizar, antes de retomarmos nossa rotina de trabalho e de casa, nos fortalecemos com muita crença de que tudo vai melhorar se tivermos fé!

E estes são alguns dos nossos registros, logo logo tem mais 

1/12

Assista à nossa primeira roda de conversa!

Convidamos a querida Ana Tereza Camasmie para uma conversa de autocuidado para quem perdeu pessoas, mas continua buscando viver da melhor maneira possível.. Acreditamos que quando cuidamos da nossa mente e coração conseguimos cuidar e servir melhor o outro. 

SEGUNDO ENCONTRO-ABRIL DE 2021

Com o nosso Segundo Encontro vem chegando uma surpresa pra lá de especial... 

capa formulário narrartivas formação.png

CLIQUE AQUI

 
 

é nesse embalo que seguimos em frente

Tema: Escuta Sensível, Diversidade e Narrativa

Em tempos como este, estar presente no aqui e agora é um grande desafio. São muitas emoções que nos atravessam e e uma delas, com certeza é saudade de estar com as crianças e do fazer manual muito presente em nossa vida escolar....

Pensando nisso, nossa acolhida hj foi com música boa e um convite para que cada cursista liberasse sua criatividade a partir da chita, um tecido tão vibrante e cheio de significados...

2.png

...E para encerrar nosso segundo encontro, escolhemos a narrativa potente e inspiradora da Diva Guimarães, que desde criança teve a educação como sua aliada para vencer os obstáculos que apreciam em sua vida..

Para saber mais dessa história emocionante e forte assista aos vídeos abaixo:

Passe para o lado para ver nossa galeria cheia de cor, carinho e arte...

1/24

Assista à nossa segunda roda de conversa!

O convidado da vez foi o professor Jerônimo Lima que contribuiu para percebermos o quanto a tecnologia está para além das ferramentas digitais. Ela está no fazer pedagógico diário e por meio de um pensamento criativo é que ela se molda às nossas necessidades, como por exemplo, neste momento pandêmico que nos exigiu uma novo fazer e adaptação para continuar os vínculos com nossas crianças e famílias.

 

TERCEIRO ENCONTRO-MAIO DE 2021

Tema: Da intenção ao planejamento: Percursos narrativos nas práticas pedagógicas da Educação Infantil em tempos de pandemia.

 

2.png

Iniciamos nosso encontro com uma das três músicas abaixo, cada uma com um acolhimento diferente. Aproveite para relaxar também, escolha uma das opções abaixo:

Continuamos nosso terceiro encontro com a música poema interpretada por Ney Matogrosso

Logo depois, escolhemos algumas narrativas que recebemos para compartilhar com a turma. Foi cada história de vida potente e única, que nos fez perceber a importância da narrativa também na nossa prática pedagógica. 

Para contribuir ainda mais com a nossa conversa, indicamos a live sobre o livro “Currículo, narrativa pessoal e futuro social” com Maria Inês Petrucci e Inês Bragança. 

Design sem nome.png

Texto: Currículo, narrativa e o futuro social de Ivor Goodson

Além do nossa conversa, disponibilizamos dois textos para ampliar o nosso olhar e aprofundar nosso diálogo.

O primeiro de Ivor Goodson 
e o segundo texto é de Niqueli Streck Machado que será o ponto de partida do quarto encontro.

"DOCÊNCIA NARRATIVA COMO ACONTECIMENTO POÉTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" 

De Niqueli Streck Machado

2.png

Encerramos mais um momento de trocas com o significado de uma palavra que carrega em si uma folosofia de matriz africana, que nos lembra que nenhuma narrativa de vida é construída sozinha - eu sou porque você é.
 

veja alguns registros do nosso terceiro encontro com narrativas únicas...

1/12
 

 QUARTO ENCONTRO-JUNHO/JULHO DE 2021

Tema: Documentação Pedagógica - O planejamento narrativo como comunicação 

 

- Chegamos ao nosso último encontro...

- Aaaaaah...

- Mas acalme seu coração, antes da saudade bater, olha quanta coisa vivemos juntas e juntos. 

. Propomos que ao som da música Turning to peace,  cada cursista realizasse uma breve retrospectiva  do que foi mais significativo durante a formação e em seguida compartilhasse com  o grupo.

Foi pura emoção, com muito acolhimento e empatia envolvidos.

Em outro momento, compartilhamos uma breve e importante explicação de Paulo Fochi sobre as diferenças entre Documentar, Documentação e Documentação Pedagógica. 

Vale muito assistir!

2.png

Além disso, compartilhamos essas 3 DICAS do @escutattoria para realizar a documentação pedagógica. Além dessas dicas, tem muito conteúdo que nos ajuda a refletir sobre nossa prática.

Encerramos este último encontro, com um quentinho no coração e uma mensagem de autocuidado e gentileza...

veja alguns registros do nosso último encontro do semestre.

1/26

Agradecemos à participação de todas e todos e nos vemos no próximo semestre!

Assista à nossa terceira roda de conversa!

A nossa terceira roda de conversa foi cheia de história e pareceria.. Contamos com a mediação da Coordenadora Pedagógica Carla Andrea numa conversa inspiradora com Juliana Santos (diretora Adjunta da EMEI Dr. Juventino Pacheco) Fabiana Nagib (Coordenadora Pedagógica) e Mariana Duarte (Superintendente de Educação Infantil) sobre a construção do Caderno de Orientações Pedagógicas 2.0.